segunda-feira, 4 de maio de 2009

Studio 1120 - Agenda histórica

O Massacre da Universidade de Ohio


Hoje, 4 de maio, é registrado o 39º aniversário do massacre da Universidade de Kent State, estado de Ohio, nos Estados Unidos, quando quatro (4) estudantes foram chacinados pelas forças do próprio exército norte-americano que não hesitaram em abrir fogo contra os estudantes que se manifestavam pacificamente contra a Guerra do Vietnam e a invasão pelas tropas americanas no Cambodja.
Em 1970 a oposição contra a guerra do Vietnam estava mais viva do que nunca, principalmente nos campi universitários dos EUA. No estado de Ohio, na Universidade de Kent State, no fim de semana de 04 de maio de 1970 desenrolava-se um conjunto de ações que serviam para protestar contra a invasão do Cambodja pelas tropas norte-americanas. Após as primeiras manifestações, a Guarda Nacional, uma força militarizada ao serviço do governo federal, é chamada a intervir dentro do próprio recinto universitário. Uma vez que chegaram ao campus, logo de imediato, os soldados abrem fogo contra os estudantes, vitimando quatro (4) deles que participavam de uma manifestação pacífica contra a Guerra.

O governo central teve de inventar um "
grupo terrorista" (prática corriqueira até hoje) para justificar aquela chacina.
Três semanas mais tarde, na Jackson State University, três outros estudantes seriam igualmente abatidos pelas forças do exército.
Na véspera o presidente em exercício,
Richard Nixon, tinha declarado:
- "
They're dirty hippies. We're gonna give'm Hell everywhere we meet them".
(-" Eles não passam de hippies sujos. Vamos mandá-los para o inferno, aonde quer que os encontremos".)

Os acontecimentos estão ocorridos nas universidade norte-americanas marcam uma mudança de rumo na evolução da guerra, e alterou também a forma como ela (a guerra) passou a ser vista pela população.

Foi realizado um filme que trata do massacre de Ohio: "
Morte em Kent State" , que estranhamente é muito difícil de encontrar (eu não encontrei, se algum dos amigos do Studio 1120 tiver conhecimento de como ou onde poderíamos encontrar esta película, informe pelo nosso blog ou e-mail studio1120@gmail.com).

O pessoal do
Crosby, Stills, Nash & Young compuseram uma canção de denúncia dos atos de repressão aos estudantes: "OHIO" é seu título, e que rapidamente se tornou célebre e popular entre os jovens, e é hoje um dos temas característicos daquele grupo lendário da música popular anglo-saxônica.

Achei que era importante lembrarmos deste infeliz episódio onde o estado que deveria proteger seus cidadãos (mesmo que eles fossem contrários a seus atos e decisões), acaba os matando.
O mais triste de tudo isto é que continuamos a presenciar a morte de pessoas inocentes, que deveriam ser protegidas e amparadas por seus governantes em países como o nosso,
sem que se dispara um único tiro.

A seguir vocês vão acompanhar nossa programação para o programa desta quinta-feira (07/04/2009), que vai destacar as
"Dívas" da música nacional e internacional.

Té mais !

Luiz Henrique Praia, "...seu amigo sempre as ordens"


Nenhum comentário:

Postar um comentário